As Fases da Lua

Quem nunca ficou fascinado ao observar a Lua? A Lua costuma ser um dos principais caminhos para apaixonar-se pelo céu. Muito presente em diversas culturas, abundantes são as crendices populares sobre o único satélite natural da Terra, principalmente sobre as fases que a mesma apresenta. 

Ao contrário do senso comum, a Lua não é um corpo luminoso, ou seja, ela não emite luz própria. A Lua, que se encontra em movimento de translação circular em torno da Terra (revolução), reflete os raios luminosos advindos do Sol e parte desses raios chegam até a Terra. Esta é a parcela da Lua visível para nós, que se diferencia a cada fase da Lua. Vale lembrar, que a face que vemos da Lua aqui na Terra é sempre a mesma, já que sua rotação e translação são sincronizadas!

Figura 1: Representação da face iluminada e visível do disco lunar a cada fase da Lua. Retirada do texto “Fases da Lua” do centro de divulgação de astronomia da USP.

FASES: “Cada uma das diferentes etapas do desenvolvimento de um fenômeno astronômico.” (Dicionário Michaelis)

Entende-se como as fases da Lua, o quanto de sua face iluminada está em direção à Terra, à medida que a Lua tem um plano orbital em torno da Terra, no sistema Sol-Lua-Terra. As fases da Lua são classificadas em relação ao números de dias decorridos desde a Lua Nova, ou pela fração iluminada do disco lunar da face observada na Terra, como também pelo ângulo Sol-Lua-Terra, onde o ângulo formado em cada posição relativa em que a Lua se encontra como vértice, é ligado a uma particular posição da Lua em sua órbita. 

Figura 2: Translação da Lua e como as principais fases da Lua são vistas no hemisfério sul. Fonte: INPE

As 4 principais fases da Lua são a Nova, Quarto Crescente, Cheia e Quarto Minguante que ocorrem respectivamente durante um ciclo de, aproximadamente, 29,5 dias que conhecemos como mês sinódico ou lunação. Esse ciclo é diferente do período sideral da Lua, que trata-se do tempo necessário para a Lua realizar uma volta em torno da Terra no sistema de referência das estrelas fixas. O mês sinódico é em média 2,25 dias maior que o mês sideral, pois durante o período sideral da Lua o Sol também se desloca um valor aproximadamente como 27º a leste, portanto é necessário que a Lua se desloque em média mais dois dias, em comparação a volta completa dada em relação às estrelas para estar na mesma posição em que o Sol se encontra.

Figura 3: Posição relativa das 4 principais fases da Lua, no sistema Sol-Lua-Terra. A imagem da Lua está projetada no plano da eclíptica. No Quarto-Crescente, a Lua está a leste do Sol e no Quarto-Minguante a Lua está a oeste do Sol. Retirada do artigo “As Variações dos Intervalos de Tempo entre as Fases Principais da Lua”.

Agora, vamos compreender mais sobre cada fase da Lua:

  • Lua Nova: 
    • É quando se inicia um novo ciclo lunar, sendo a primeira das 4 fases lunares.
    • A face visível na Terra não recebe luz solar, quando ignoradas a diferença angular dos planos de órbita, Sol e Lua encontram-se na mesma direção vistos da Terra, formando um ângulo de 180º. 
    • Nos dias seguintes, a face iluminada torna a crescer em direção a borda convexa para o oeste.
    • A Lua está no céu durante o dia e tanto nasce quanto se põe junto ao Sol, por isso não é visível durante a noite;
  • Lua Quarto-Crescente:
    • A face iluminada é de 50% da face visível;
    • Tanto na fase Quarto-Crescente quanto Quarto-Minguante, forma-se na Lua como vértice um ângulo de 90º, e a Terra e o Sol como demais vértices;
    • Também em comum nas fases Quarto-Crescente e Quarto-Minguante, é que ambas possuem o emprego da palavra “quarto” decorrente do uso fracionário para representar que nesses ambos os casos, metade da metade face iluminada do disco lunar é vista na Terra;
    • A Lua encontra-se a leste do Sol;
    • A partir dessa fase, o Sol irá se pôr e cada vez mais alta a Lua aparecerá no céu, devido ao seu movimento próprio em direção oposta ao movimento aparente do céu;
    • A Lua apresenta-se na Terra em formato de “semicírculo” com a parte convexa voltada para oeste.
  • Lua Cheia:
    • 100% da face iluminada é vista;
    • Nos dias seguintes a face iluminada torna a diminuir, minguando o pedaço maior convexo para o oeste;
    • Vistos da Terra, Lua e Sol estão em direções opostas e formam um ângulo de 180º;
    • A lua nasce quase no pôr do Sol e permanece brilhante praticamente durante toda a noite no céu.
  • Lua Quarto-Minguante
    • A face iluminada volta a ser de 50%;
    • Novamente em formato de semicírculo, porém agora com a parte convexa voltada para leste;
    • A Lua encontra-se a oeste do Sol;
    • Nos dias seguintes continua diminuindo até atingir 0%, quando inicia-se um novo ciclo, voltando para a fase de Lua Nova.
Figura 5: Representação feita durante todos os dias de um mês sinódico, no mesmo horário e no período da noite, das diversas fases que a Lua pode passar durante o mês sinódico e não apenas as que já conhecemos como as 4 fases principais: Nova, Quarto Crescente, Cheia e Minguante. Diz-se “principais”, pois são inúmeras as fases em que a Lua pode apresentar com a variação do seu deslocamento, e consequente mudança da porcentagem de sua fase visível.  Note que no dia 8 ocorre o Quarto-Minguante e no dia 23 o Quarto-Crescente.

Durante o decorrer das fases da Lua, todos os dias a Lua nasce aproximadamente 50 minutos mais tarde, o que possibilita vermos ela durante o dia, contudo, isso é conversa para um próximo post, então coloque nos comentários se quiser saber mais 😉

Vamos praticar o que aprendemos aqui?!

Experimente observar todos os dias durante um mês sinódico nosso satélite natural. Junto a isso, veja por exemplo, como as marés são afetadas durante cada fase da Lua. Se dedicar mesmo que pouco, todos os dias, a observar o céu certamente mudará sua forma de ver o mundo! 

Depois, volte aqui e conte sobre sua experiência nos comentários!

-Por Letícia de Sá, bolsista do Observatório Astronômico no Ifes Guarapari

REFERÊNCIAS: 

SILVEIRA, Fernando Lang da. As Variações dos Intervalos de Tempo entre as Fases Principais da Lua. Rev. Bras. Ensino Fís.,  São Paulo ,  v. 23, n. 3, p. 300-307,  Sept.  2001 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172001000300008&lng=en&nrm=iso>. access on  01  Feb.  2021.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172001000300008.

Centro de divulgação de astronomia da USP, “Fases da Lua”. Disponível em: <http://200.144.244.96/cda/aprendendo-basico/fases-lunares/fases-lunares.htm>

Milone, A. de C. Astronomia no dia-a-dia. In: Introdução à Astronomia e Astrofísica, INPE-7177/PUD-38, Divisão de Astrofísica, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, MCT. São José dos Campos, 1999.

(Biblioteca da unidade do INPE em São José dos Campos/SP: tel. 12-3945-6918).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *