Astronomia nas Montanhas Capixabas – Alfredo Chaves

Durante os dias 25 a 26 de junho, o Observatório do Ifes Guarapari (OAIG), em parceria com o Cosmo-Ufes, PPGCosmo e o CNPq, esteve presente na escola EMEF Ana Araújo em Alfredo Chaves-ES, levando a Astronomia nas Montanhas também para as crianças capixabas, projeto que visa levar o conhecimento astronômico para as serras capixabas, promovendo a divulgação científica em diversas regiões do Espírito Santo.

Diversas atividades foram realizadas na escola municipal, tanto para os estudantes e professores do infantil ao nono ano da EMEF Ana Araújo, quanto para a comunidade externa. Além das sessões no planetário móvel, aconteceram também palestras sobre as estrelas, galáxias e cosmologia com o Professor Júlio Fabris (UFES) e oficina de telescópios. Nas sessões que ocorreram durante o dia foram atendidos 240 alunos, enquanto as noturnas foram abertas para 130 pessoas do município de Alfredo Chaves.

Para Letícia, bolsista do OAIG, a sensação de compartilhar astronomia com as crianças foi ótimo por ter vivenciado acontecimentos legais e marcantes. “O evento em Alfredo Chaves foi muito especial, principalmente nos finais das sessões quando as crianças nos diziam que queriam ser cientistas ou astronautas no futuro”, completou Letícia.

Muito obrigado por terem nos acolhido, Alfredo Chaves! Até uma próxima.