Eclipse Solar Total de 14 de dezembro de 2020

O eclipse solar é um fenômeno astronômico originado pelo cobrimento total ou parcial da luz solar causado pela interposição da Lua entre a Terra e o Sol, a projeção da sombra do nosso satélite na superfície terrestre causa esse fenômeno.

A Terra vista do espaço: como aparece a sombra da Lua durante um eclipse  total? | O Universo - Eternos Aprendizes
Eclipse total de 1999 do espaço pela MIR. Foto: tripulação Mir 27. Copyright: CNES

Para que ele ocorra, algumas situações específicas devem ser favoráveis, como pode ser visualizado na figura abaixo, as situações B e D propiciam o acontecimento do eclipse, sendo Lua Nova para eclipse solar e Lua Cheia para eclipse lunar. No entanto,  isso não significa que para todas as vezes que tiver essas fases lunares haverá eclipses, isso porque a Lua, o Sol e a Terra devem estar no mesmo plano, chamado Plano da Eclíptica, e a intersecção entre o plano orbital da Terra e o plano orbital da Lua resulta na formação da Linha dos Nodos, por onde esses corpos celestes se alinham, favorecendo, assim, o surgimento dos eclipses.

O plano da órbita da Lua em torno da Terra. Foto: Astro.if.ufrgs
© Kepler de Souza Oliveira Filho & Maria de Fátima Oliveira Saraiva

Há quatro tipos de eclipse solar: total, anular, parcial e híbrido. O eclipse solar total ocorre quando a Lua cobre totalmente o Sol, bloqueando toda a luz solar, a cada 400 anos poderá  acontecer no mesmo lugar do planeta. Caso apenas uma parte do Sol seja encoberta pela Lua, ocultando parcialmente a luz solar, denomina-se eclipse solar parcial.  O eclipse solar anular é caracterizado pelo anel de luz formado pela diferença de diâmetro da Lua, que está no ponto mais longe de sua órbita (apogeu),  e do Sol, fazendo com que apenas o centro do disco solar seja coberto pelo satélite natural. Por fim, o eclipse solar híbrido ocorre quando, dependendo do grau de inclinação da órbita lunar, em alguns lugares é eclipse anular enquanto em outros é eclipse total.

Tipos de Eclipses Solares. Foto: Mundo Educação

Neste mês ocorrerá o segundo eclipse solar do ano, o primeiro foi o eclipse anular no dia 21 de junho, visto na Ásia e na África, e o segundo será o eclipse solar total no dia 14 de dezembro, visível no sul da Argentina e Chile. No Brasil, está previsto um eclipse solar total visível apenas em 2045. Felizmente, em boa parte do Brasil, sobretudo, nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, o eclipse do dia 14 de dezembro poderá ser observável em seu nível parcial. Em Guarapari (ES), onde está localizado o Observatório Astronômico do Ifes de Guarapari (OAIG), ele será visto parcialmente entre às 13h15 e 15h15, dependendo das condições meteorológicas da cidade, de acordo com a simulação do céu no software Stellarium.

Trajeto da Lua diante ao Sol calculado a cada 30min. durante o Eclipse Solar Parcial simulado no céu de Guarapari (ES). Foto: Stellarium

ATENÇÃO!!

A observação do Sol exige cuidados extremamente importantes, visto que, feito de forma inadequada, pode causar DANOS IRREVERSÍVEIS À VISÃO! Portanto, JAMAIS OLHE DIRETAMENTE PARA O SOL!

Nunca olhe diretamente para o Sol através de materiais não recomendados – risco permanente à visão.

1 comentário em “Eclipse Solar Total de 14 de dezembro de 2020”

  1. Segundo o Coordenador do Observatorio Astronomico da Universidade Federal de Minas Gerais, Renato Las Casas, embora o eclipse seja total, aqui no Brasil so o veremos parcialmente. Quanto mais ao sul do pais, maior a visibilidade. Desta maneira, o Rio Grande do Sul tera 60% do disco solar coberto pela Lua; Sao Paulo pouco menos de 50% e o Rio de Janeiro cerca de 40%. As regioes Norte e Nordeste nao poderao ver o eclipse.  O eclipse solar total so ocorrera em uma pequena faixa que corta o sul do Chile e o sul da Argentina. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *