Grande Conjunção de Júpiter-Saturno era não vista desde a Idade Média

A Grande Conjunção de Júpiter-Saturno, apelidada de “Estrela de Belém”, é um raro alinhamento perfeito desses dois planetas, a última vez que ocorreu foi durante a Idade Média, no dia 04 de março de 1206 d.C. Cada planeta possui um tempo de rotação em torno do Sol diferente, enquanto Júpiter demora cerca de 12 anos, para Saturno são 30. 

De acordo com o astrônomo Rodolfo Langhi, professor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Unesp (Universidade Estadual Paulista), essa coincidência gira em torno de 19,5 anos para que ambos estivessem próximos. Ele ainda afirma que outros alinhamentos de Júpiter-Saturno já foram registrados em 1980 e 2000, no entanto, em nenhuma dessas conjunções tiveram a máxima aproximação que a deste ano, ou seja, em dezembro os planetas estarão 10 vezes mais próximos.

A Grande Conjunção de Júpiter-Saturno para o dia 21 de dezembro de 2020
Foto: Pete Lawrence

Tal evento será melhor observável em países mais próximos à Linha do Equador, como o Brasil. Dependendo da condição meteorológica, essa conjunção poderá ser observada logo após o pôr do sol. Júpiter-Saturno estarão tão próximos que parecerão formar um planeta duplo e brilhante. Porém, por mais que pareçam estarem próximos um do outro, a distância entre eles será de, aproximadamente, 700 milhões de quilômetros. 

Felizmente, em boa parte do mundo, tal conjunção poderá ser vista à olho nu, Júpiter será mais brilhante do que Saturno. No céu de Guarapari (ES), será possível observar os planetas entre 18 às 20h do dia 21 de dezembro. 

Júpiter e Saturno alinhados para o dia 21 de dezembro.
Imagem: Stellarium

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *