Matéria, uma biografia

Iniciou-se no dia 22, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia organizada pelas Agências Nacionais de CNPq, MCT, e pelas agências estaduais de fomento científico que esperam oferecer ao público em geral informações sobre a ciência e a tecnologia, no Brasil e no mundo.

No Espírito Santo, o objetivo do evento é aproximar o mundo científico com a população, por meio de palestras e apresentações didáticas e acessíveis para o grande público. O PPGCosmo, o Cosmo-ufes e o IFES participam desta mostra organizando palestras, vídeos científicos, além de atividades de observação do céu com telescópios, procurando sempre divulgar a Astronomia e a Física.

Para a palestra de quinta-feira (22) “Matéria, uma biografia”, onde foi falado sobre a constituição da matéria e a formação de galáxias, o ministrante foi Davi Rodrigues para a palestra , este que é docente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pesquisador na área de astrofísica, cosmologia e gravitação.

Como conclusão da palestra, ressaltou-se a importância da matéria escura, que não é formada por elementos químicos usuais, contudo, essencial para a formação das galáxias. Além disso, o papel fundamental dessa matéria abundante é aumentar a interação gravitacional. Quer saber mais? Confira o vídeo da palestra por completo: 

Matéria, uma biografia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *