QUEM SOMOS

O Observatório Astronômico do Ifes Campus Guarapari (OAIG) é um espaço democrático dedicado à observação do céu que atende toda comunidade externa, em especial as escolas da rede municipal e estadual de ensino, mediante à agendamento prévio. Um ponto positivo, é a construção predial do instituto, que nos permite colocar o equipamento astronômico acima da luz da cidade, minimizando o problema com a poluição visual. Com este espaço, os instrumentos astronômicos são postos à disposição para que os alunos e professores possam aprender conteúdos ligados à astronomia em um espaço não formal de aprendizagem, fazendo uso de metodologias ativas e com recursos tecnológicos. Por outro lado, a frequência de uso semanal permitirá que uma parcela da sociedade, que dificilmente teria acesso a esse tipo de experiência, o tenha. Além disso, os alunos que participam de grupos de pesquisa que utilizam o espaço do Ifes Campus Guarapari (SeeAstronomy), atuam como monitores durante as visitações. Esse acesso monitorado aos equipamentos astronômicos torna a prática de observação do céu mais prazerosa.