Astronomia nas Montanhas Capixabas – Domingos Martins

Durante os dias 10 a 12 de junho, o Observatório do Ifes Guarapari, em parceria com o Cosmo-ufes, PPGCosmo e o CNPq, esteve presente em Domingos Martins, levando a Astronomia nas Montanhas, projeto que visa levar o conhecimento astronômico para as serras capixabas, promovendo a divulgação científica em diversas regiões do Espírito Santo.

No decorrer do evento, que ocorreu na EEEFM Teófilo Paulino, diversas atividades foram realizadas, tanto para os estudantes da escola quanto para a comunidade externa. Houveram sessões no planetário móvel, palestras sobre as estrelas, galáxias e cosmologia com o Professor Júlio Fabris (UFES) e oficina de telescópios. Devido ao mau tempo, não houveram sessões de observação ao céu noturno com o uso de telescópios, entretanto, no planetário foi simulado como estaria o céu da localidade sem as nuvens.

Uma das estudantes que esteve presente durante as palestras, Lidyane Mutz do 3° ano da EEEFM Teófilo Paulino, contou um pouco sobre sua experiência: “Acho muito importante procurar aprendizado e receber, só de ter um professor para explicar e eu poder estar aqui para ouvir, já é um lugar muito bom e um jeito muito bom de aprender. Eu estou maravilhada com tudo que estou aprendendo aqui.”

A diretora da escola, Delfina Schneider, também completou: “A importância desses projetos para a escola, é motivar os alunos na área de ciência e pesquisa. Porque nesse momento de pandemia, mesmo com tudo parado, a gente precisa abraçar esses projetos na escola para motivar nossos alunos.”

Valeu, Domingos Martins! A próxima parada do Astronomia nas Montanhas é Alfredo Chaves, durante os dias 24 e 25/06 na EMEF Ana Araújo. Até lá!

Oficina de telescópios
Palestra com Prof. Júlio Fabriz (UFES)
Parte da equipe presente durante o evento. Da esquerda para direita: Professor Adriano Siqueira (IFES), Thalita Sartori, Letícia de Sá e Guilherme Schmidt