Prêmio Nobel de Física 2020: Prêmio iluminado para um objeto sem luzes

Martín Makler, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF, RJ), iniciou ontem (19) às 8h da manhã a III Mostra de Astronomia do Espírito Santo com a palestra “Prêmio Nobel de Física 2020: Prêmio iluminado para um objeto sem luzes”, dando ênfase às duas pesquisas sobre buracos negros. De forma didática e simplificada, para tornar esse conhecimento mais acessível, o pesquisador do CBPF abordou os efeitos positivos causados pela teoria da relatividade geral de Albert Einstein e os estudos voltados a esses objetos misteriosos para o entendimento do Universo.

Os estudos acerca dos buracos negros levou o prêmio Nobel de Física de 2020 aos pesquisadores: Roger Penrose, Andrea Ghez e Reinhard Genzel. De acordo com os estudos teóricos de Roger Penrose, em certas situações da natureza, a teoria geral da relatividade leva à formação de buracos negros. Enquanto os cientistas Andrea Ghez e Reinhard Genzel foram também premiados por conta das evidências indiretas que obtiveram sobre a existência de um buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia. 

No vídeo abaixo, discute-se alguns aspectos da teoria relatividade geral e os estudos dos buracos negros, bem como as evidências recentes de suas existências, a detecção das ondas gravitacionais pela fusão de buracos negros, em 2015, e o anel de luz em volta de um buraco negro em 2019, além das descobertas que levaram ao Nobel de 2020. Confira na íntegra:

Prêmio Nobel de Física 2020: Prêmio iluminado para um objeto sem luzes – Martín Makler

Palestra online realizada por Martín Makler no primeiro dia da III Mostra de Astronomia do Espírito Santo (19/10/2020).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *