FÍSICA E ASTRONOMIA: COMO AS ÁREAS INTERAGEM NA CONSTRUÇÃO DE UM TELESCÓPIO REFLETOR NEWTONIANO

Com a demanda existente no Observatório Astronômico do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Guarapari de pessoas que saibam realizar a manutenção dos telescópios, propomos estudar física óptica e construir um telescópio.

Alunas desenvolvedoras.

A óptica é um dos ramos da física cujo conhecimento fundamenta grande parte da tecnologia moderna, ao menos na área de astronomia no visível. Este trabalho, portanto, teve como objetivo alcançar a compreensão de fenômenos físicos ópticos abordados em sala de aula e adquirir conhecimento prático e teórico na área de observações astronômicas através da construção e utilização de um telescópio Newtoniano, dando ênfase ao funcionamento e manutenção do aparelho.

Observação no telescópio construído.

A primeira etapa consistiu-se na realização do estudo de física óptica. A segunda, reuniões onde foram discutidos possíveis modelos e especificações para o telescópio. Assim, foi definido que seria um telescópio refletor do tipo newtoniano, montagem azimutal e base dobsoniana. O grupo então optou por reutilizar o espelho principal, de 114mm, e o espelho secundário, de 45°, de outro telescópio que estava sem uso no Observatório, esperando uma distância focal de 900mm e um aumento, numa ocular de 25mm, de 36 vezes. A terceira iniciou com o arranjo dos espelhos dentro do novo tubo, de 150mm. Após, construímos a base dobsoniana de madeira com algumas adaptações de tamanho. Já na quarta etapa, realizamos procedimentos como colimação e limpeza, os quais são utilizados também na manutenção do telescópio, com esse já pronto. Por fim, fizemos uma observação para verificar o funcionamento do aparelho.

Esse trabalho foi realizado pelas as alunas Brisa Reno e Emilly Aguiar, ambas estudante de IC e orientadas pelo professor Adriano Mesquita.