ESPECTROSCOPIA: O QUE NOS DIZ A LUZ DE UMA ESTRELA?

O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Amanda Fassarela, Maria Candido, Thalita Sartori e Guilherme Schmidt -estudantes do IFES-Campus Guarapari- com o intuito de obter o espectro de algumas estrelas e registrar o mesmo em fotografias.

Autores do projeto

Um espectro consiste na representação das energias dos componentes ondulatórios da luz, os quais são decompostos em diferentes comprimentos de onda e possuem frequências distintas, formando um espectro visível com diversas cores. Podemos estudar o espectro da luz emitida pelas estrelas através de uma rede de difração denominada espectroscópio, esse nos permite inferir diversas propriedades físicas das estrelas como temperatura, massa e raio. A partir dessas informações, Harvard criou uma classificação espectral que relaciona as temperaturas com as linhas de absorção em ordem decrescente. Posteriormente, ela foi complementada pelos astrônomos, os quais introduziram seis diferentes classes de luminosidade de acordo com a largura das linhas espectrais. Com as classificações espectrais e luminosas, as estrelas são enquadradas em um diagrama HR, o qual determina o estágio evolutivo das estrelas.

O grupo registra os espectros das estrelas por meio da astrofotografia, determinando suas características e classificando-as conforme as mesmas. Essa técnica possibilita a integração de conhecimentos do ensino médio à conceitos de física moderna e astrofísica.
Por se tratar de um saber interdisciplinar que relaciona química, física e astronomia, os alunos têm o objetivo futuro de promover oficinas de espectroscopia no Observatório Astronômico do IFES- Campus Guarapari e um minicurso para os alunos do Curso de Formação Continuada de professores. Além disso, os estudantes ressaltam interesse na área, com o desejo de ampliar os estudos de modo a reproduzir a técnica com o uso de Arduíno.

Texto escrito por Brisa Reno.