METEOROS DA CONSTELAÇÃO DE HYDRA

O projeto “Meteoros da constelação de Hydra” foi desenvolvido pelo estudante Felipe Bermond orientado pela professora de física Lúcia Horta da escola Dr. Silva Mello, junto ao Observatório Nacional do Rio de Janeiro e à rede de astrônomos amadores EXOSS Citizen Science Project. O estudante analisou os dados de meteoros provenientes da constelação da Hydra fêmea, que se localiza no Hemisfério Celestial Sul.

O aluno explica que o trabalho girava todo em torno de uma estação de videomonitoramento montada na escola, com uma câmera que cobria 144 km do céu do Espírito Santo. Os meteoros capturados pela câmera eram analisados, e deles eram obtidas informações como direção, velocidade média, magnitude e tempo de exposição. Foram analisados cerca de 30 meteoros dos radiantes da constelação de Hydra, e após análise, todas as filmagens e informações foram passadas ao Observatório Nacional para estudos mais aprofundados.

As câmeras utilizadas para análise funcionavam por meio da triangulação, a qual auxiliava na validação dos meteoros e aumentava a precisão das análises. A câmera utilizada para coleta de dados estava instalada na escola Estadual Dr. Silva Mello (Guarapari-ES) e conectada com câmeras do Observatório Nacional, sob a responsabilidade do astrofísico Dr. Marcelo Borges Fernandes. As análises foram feitas individualmente em estações amadoras, por isso possuem aproximadamente 70% de precisão.

Como principais objetivos, o projeto visava: incentivar a participação dos alunos de ensino média em projetos científicos, colaborar com o Observatório Nacional na varredura dos céu, obter informações sobre os meteoros e colaborar com a divulgação científica.

Texto escrito por Brisa Reno

1 comentário em “METEOROS DA CONSTELAÇÃO DE HYDRA”

1. A diretamente da fênix a antecipação dos créditos maias aos meteoros conhecidos dos anéis de saturno

Hidra realizado pela física antropofágico Marcelo gleiser sobre Andrômeda e a rotação aquariana