Radioastronomia

Thyrso Villela, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), foi um dos pioneiros nos estudos sobre a radiação de cosmo de fundo no Brasil, onde desenvolveu experimentos com balões e cooperou com projetos internacionais. Com toda esse currículo, o pesquisador apresentou hoje (23) a palestra com o nome “Radioastronomia” na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia organizada pelas Agências Nacionais de CNPq, MCT, e pelas agências estaduais de fomento científico.

No decorrer da apresentação, Thyrso Villela proferiu sobre a definição e a importância do estudo da radioastronomia para o entendimento do Universo, disseminando, de maneira acessível, todo seu conhecimento sobre o tema ao público leigo. Segundo ele, a radioastronomia é um ramo da ciência que abre mais uma janela para observar o universo, para entender melhor o assunto, inicialmente, explicou sobre o espectro eletromagnético e as limitações do olho humano para enxergar as radiações eletromagnéticas. 

Abordou-se, ainda, sobre o pai da radioastronomia, Karl Guthe Jansky (1905-1950), a diferença entre as imagens em espectro eletromagnético visível e as em rádio, os equipamentos e equipamentos utilizados para os estudos (radiotelescópio,  telescópios, antenas, satélites, etc), os resultados concretos, descobertas e curiosidades da radioastronomia. Assista ao vídeo abaixo para melhor entendimento: 

Radioastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *